|
Foto: Larissa Nowak |
O espetáculo Paper Macbeth circulará em Santa Catarina nas cidades de Itajaí, Joinville e Criciúma. O espetáculo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, na Categoria Circulação, é resultado do projeto de pesquisa da professora da UFSC, Maria de Fátima de Souza Moretti, e possui em seu elenco alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Cênicas e Letras da Universidade.
A circulação iniciará neste sábado, dia 27, na cidade de Itajaí, onde o grupo oferecerá uma oficina aberta à comunidade e relacionada à linguagem do espetáculo, às 13h, no SESC Itajaí. A apresentação do espetáculo acontece gratuitamente, às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí. Joinville conta com duas apresentações do espetáculo no dia 28, às 18h e às 20h, no SESC Joinville, e receberá a oficina no mesmo dia e local, às 13h. Já em Criciúma, a oficina acontece no dia 29, às 14h, no SESC Criciúma, e a apresentação do espetáculo acontece no dia 30, às 20h, no Teatro Elias Angeloni.
Sobre a oficina
A oficina é um convite para descobrir o potencial do teatro de animação. Com a utilização de papel kraft, cordões e fita crepe, a proposta é estimular a imaginação, a fantasia e a expressão dos participantes, identificando técnicas precisas de manipulação do boneco. Essa prática se justifica no sentido de estimular a descoberta de valores artísticos e fundamentalmente estimular a comunicação, expressão e ampliação de repertório.
Faixa etária: a partir de 14 anos.
Número de vagas: 20.
Horas-aula: 4 horas.
Ministrante: O grupo.
Sobre o espetáculo
Bonecos de papel, teatro de sombras, objetos e luta de espadas dão um toque de originalidade e beleza a “Paper Macbeth” – montagem que faz uma adaptação lúdica de “Macbeth”, tragédia de William Shakespeare (1564-1616). Dirigida por Sassá Moretti, a peça teve sua estreia em maio de 2010, no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na cidade de São Paulo, tendo Cesar Rossi na confecção dos bonecos. Uma carroça serve de ambientação para as cenas do espetáculo. Vestido de preto, o elenco manipula os bonecos, a maioria feita com dobraduras. “Paper Macbeth” faz uma homenagem ao radiojornalismo e trabalha com outras mídias como o jornal e o cinema. Tudo isso contribui para situar a plateia na história e também para envolvê-la no clima mágico da encenação.
Sinopse
Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de animação.
Ficha Técnica
Atores manipuladores: Aline Razzera Maciel, Gustavo Bieberbach, Igor Gomes Farias, Ricardo Goulart e Ronaldo Pinheiro Duarte.
Adaptação: Aline Maciel e Sassá Moretti.
Bonecos e objetos: César Rossi.
Adereços: Margô Ferreira.
Cenotécnica: Guilherme Rotulo e Marcos Araújo.
Concepção e operação da Luz: Ivo Godois e Gabriel Guedert.
Concepção do som: Jefferson Bittencourt.
Operação de som: Andrea Padilha / Carol Boabaid.
Criação dos vídeos: Aline Maciel e Leonardo Sagaz Santos.
Operação de vídeo: Leonardo Sagaz Santos.
Direção: Sassá Moretti.
Produção: Éder Sumariva e Fazendo Fita Cia. Artística.