terça-feira, 30 de abril de 2013

Agenda: "Paper Macbeth" no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma


Após apresentações nas cidades de Itajaí e Joinville, o espetáculo "Paper Macbeth" prepara-se nesta terça-feira para a última apresentação, nesta primeira fase de circulação, na cidade de Criciúma.

Ontem, segunda-feira (29), ocorreu na mesma cidade a oficina de manipulação ofertada pelo grupo. O espetáculo, dirigido por Sassá Moretti, acontecerá hoje no Teatro Elias Angeloni, às 20h.

Quando? 30 de Abril, 20h.
Onde? Teatro Elias Angeloni / R. Domênico Sônego, s/n – Paço Municipal.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Notícia: Oficinas e apresentações do espetáculo Paper Macbeth em Itajaí, Joinville e Criciúma

Foto: Larissa Nowak

O espetáculo Paper Macbeth circulará em Santa Catarina nas cidades de Itajaí, Joinville e Criciúma. O espetáculo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, na Categoria Circulação, é resultado do projeto de pesquisa da professora da UFSC, Maria de Fátima de Souza Moretti, e possui em seu elenco alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Cênicas e Letras da Universidade. 

A circulação iniciará neste sábado, dia 27, na cidade de Itajaí, onde o grupo oferecerá uma oficina aberta à comunidade e relacionada à linguagem do espetáculo, às 13h, no SESC Itajaí. A apresentação do espetáculo acontece gratuitamente, às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí. Joinville conta com duas apresentações do espetáculo no dia 28, às 18h e às 20h, no SESC Joinville, e receberá a oficina no mesmo dia e local, às 13h. Já em Criciúma, a oficina acontece no dia 29, às 14h, no SESC Criciúma, e a apresentação do espetáculo acontece no dia 30, às 20h, no Teatro Elias Angeloni. 

Sobre a oficina 

A oficina é um convite para descobrir o potencial do teatro de animação. Com a utilização de papel kraft, cordões e fita crepe, a proposta é estimular a imaginação, a fantasia e a expressão dos participantes, identificando técnicas precisas de manipulação do boneco. Essa prática se justifica no sentido de estimular a descoberta de valores artísticos e fundamentalmente estimular a comunicação, expressão e ampliação de repertório.

Faixa etária: a partir de 14 anos.
Número de vagas: 20. 
Horas-aula: 4 horas. 
Ministrante: O grupo. 

Sobre o espetáculo 

Bonecos de papel, teatro de sombras, objetos e luta de espadas dão um toque de originalidade e beleza a “Paper Macbeth” – montagem que faz uma adaptação lúdica de “Macbeth”, tragédia de William Shakespeare (1564-1616). Dirigida por Sassá Moretti, a peça teve sua estreia em maio de 2010, no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros, na cidade de São Paulo, tendo Cesar Rossi na confecção dos bonecos. Uma carroça serve de ambientação para as cenas do espetáculo. Vestido de preto, o elenco manipula os bonecos, a maioria feita com dobraduras. “Paper Macbeth” faz uma homenagem ao radiojornalismo e trabalha com outras mídias como o jornal e o cinema. Tudo isso contribui para situar a plateia na história e também para envolvê-la no clima mágico da encenação. 

Sinopse 

Folhas de jornal esvoaçam no vazio e, aos poucos, vão sendo amassadas, dobradas e moldadas por “forças invisíveis”, até tornarem-se bruxas. Assim começa esta montagem de Macbeth. Aqui, a tragédia do general escocês é recontada na linguagem do teatro de animação. 

Ficha Técnica 

Atores manipuladores: Aline Razzera Maciel, Gustavo Bieberbach, Igor Gomes Farias, Ricardo Goulart e Ronaldo Pinheiro Duarte. 
Adaptação: Aline Maciel e Sassá Moretti.
Bonecos e objetos: César Rossi. 
Adereços: Margô Ferreira. 
Cenotécnica: Guilherme Rotulo e Marcos Araújo. 
Concepção e operação da Luz: Ivo Godois e Gabriel Guedert. 
Concepção do som: Jefferson Bittencourt. 
Operação de som: Andrea Padilha / Carol Boabaid. 
Criação dos vídeos: Aline Maciel e Leonardo Sagaz Santos.
Operação de vídeo: Leonardo Sagaz Santos. 
Direção: Sassá Moretti. 
Produção: Éder Sumariva e Fazendo Fita Cia. Artística. 


Fotos: Ensaio (19/04/2013)

Imagens do ensaio realizado em 19 de Abril, no Teatro da UFSC, antes do inicio da turnê de "Paper Macbeth" pelas cidades de Itajaí, Joinville e Criciúma.

O elenco na montagem da carroça utilizada em "Paper Macbeth".

Os atores Ronaldo P. Duarte e Gustavo Bieberbach antes do ensaio

O ator Ricardo Goulart em cena

Os atores de"Paper Macbeth", Igor Gomes e Aline Maciel

A diretora de "Paper Macbeth", Sassá Moretti, conversa com o elenco.

Fotos: Leonardo Sagaz

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nota: Viva Shakespeare

Na semana de aniversário do onipresente William Shakespeare, cujo aniversário de 449 anos de nascimento é hoje, 23 de abril, a Fazendo Fita Cia. Artística desembarca no Estado com uma inusitada adaptação em teatro de animação da obra do maior dramaturgo de todos os tempos: Paper Macbeth. As primeiras escalas serão no sábado, em Itajaí (Teatro Municipal), e no domingo, em Joinville (no SESC), com apresentações gratuitas, às 20h. Em cada chegada, a companhia ofertará oficinas de manipulação. O projeto do espetáculo prevê a circulação por Santa Catarina e Paraná com suporte do Prêmio Funarte Myriam Muniz.

(Nota na coluna "Contracapa", de Marcos Espíndola, no Caderno Variedades do Jornal Diário Catarinense - 23/04/2013)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Oficina de Manipulação "Paper Macbeth" - Itajaí, Joinville e Criciúma


Foto: Divulgação Cultura Inglesa

Além da circulação do espetáculo, a Fazendo FITA Cia. Artística oferecerá em cada uma das cidades uma oficina aberta a comunidade relacionada a linguagem do espetáculo.

Nossa oficina é um convite para descobrir o potencial do teatro de animação. Com a utilização de papel kraft, cordões e fita crepe ,vamos estimular a imaginação, a fantasia e a expressão de cada um dos participantes, identificando técnicas precisas de manipulação do boneco.

Essa prática se justifica no sentido de estimular a descoberta de valores artísticos e fundamentalmente estimular a comunicação, expressão e ampliação de repertório.

CRONOGRAMA DAS OFICINAS:

Itajaí - 27 de Abril 
Horário: 13h às 17h
Contato SESC: (47) 3348-9291

Joinville - 28 de Abril 
Horário: 13 às 17h
Contato SESC: (47) 3441-3300

Criciúma - 29 de Abril 
Horário: 14h às 18h
Contato SESC: (48) 3437-5224

Para inscrição e demais informações entre em contato com o SESC de sua cidade!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fotos do Espetáculo "Paper Macbeth"

Confira imagens de nosso espetáculo em apresentação no Teatro Governador Pedro Ivo, durante a 3º Maratona Cultural de Florianópolis (22/03/2013):


Banquo, Rei Duncan e Macbeth



Lady Macbeth e o marido

Os irmãos Malcolm e Donalbain


Direção: Sassá Moretti / Atores manipuladores: Aline Razzera Maciel, Igor Gomes, Gustavo Bieberbach, Ricardo Goulart e Ronaldo Pinheiro Duarte

Fotos: Larissa Nowak

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Circulação Santa Catarina: Itajaí, Joinville e Criciúma



Através do Projeto “Circulação PR e SC: Paper Macbeth”, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, a Fazendo Fita Cia. Artística leva a oito cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná esta adaptação inusitada da obra de Shakespeare, que utiliza a linguagem do teatro de animação. Além da circulação do espetáculo, a Cia. oferecerá em cada uma das cidades uma oficina aberta a comunidade relacionada a linguagem do espetáculo.

Nesta primeira fase do projeto, circularemos por três cidades de Santa Catarina: Itajaí, Joinville e Criciúma.

Apresentações:

Itajaí: 27 de Abril (20h) - Teatro Municipal
R. Gregório Chaves, 110 - Fazenda, 88302-400

Joinville: 28 de Abril (18h e 20h) - SESC Joinville
R. Itaiópolis, 470 - América, 89204-100

Criciúma: 30 de Abril (20h) - Teatro Elias Angeloni
R. Domênico Sônego, s/n – Paço Municipal

Em breve mais informações sobre as oficinas!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Crítica: "Paper Macbeth" de volta

Teatro. Espetáculo premiado está na programação da Maratona Cultural de Florianópolis

DIRCE WALTRICK DO AMARANTE
dwa@matrix.com.br

A peça "Paper Macebth", vencedora do Cultura Inglesa Festival, em 2013, reestreia na cidade no dia 24 de março. Trata-se de uma adaptação de "Macbeth", de William Shakespeare, concebida por Sassá Moretti e Aline Maciel para teatro de bonecos, de objetos e sombras. A peça agora integra a 3º Maratona Cultural de Florianópolis, que ocorre de 22 a 24 de março.

Quem assina a direção do espetáculo é Sassá Moretti, que além de possuir uma longa experiência com teatro de bonecos, é também idealizadora e coordenadora do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITAFloripa), que acontece desde 2007 em Florianópolis e em outras cidades do estado.

Em "Paper Macbeth" (Macbeth de papel), como o próprio título sugere, os personagens e parte do cenário são feitos de papel. O papel por isso tem uma importância simbólica fundamental nesta montagem. Em "O papel ou eu, os senhores sabem...", o filósofo francês Jacques Derrida afirma que "o papel é um corpo-sujeito ou um corpo-substância, uma imóvel e impassível superfície subjacente aos traços que viriam afetá-la de fora, [...]".

Poder-se-ia dizer que o papel, em "Paper Macbeth", representa de certa forma o caráter de Macbeth, um personagem cujos "traços de fora" - as previsões das bruxas e os conselhos de sua mulher - lhe dão vida, o incitam e o afetam. Já os atores-manipuladores desta adaptação shakespereana seriam aqueles que, mesmo estando "fora" da cena, animam/afetam o papel.

Quanto aos mensageiros e às bruxas, o papel aludiria, nesta ousada montagem, aos "poderes de um porta-voz", como diz Jacques Derrida. Há que se recordar ainda que o papel, antes de ser - ou deixando de ser - o "suporte da escrita" se presta a qualquer outro uso, exatamente como acontece em "Paper Macbeth", que usa o papel não só para a confecção de bonecos, mas também para representar diferentes mídias (televisão, rádio, jornal)

As múltiplas mídias de que a adaptação de Sassá e Aline se vale traduziriam a velocidade rítmica original de Macbeth, que, como afirmam os críticos, segue uma cadência acelerada. As mídias também representariam as bruxas - "As Estranhas Irmãs Bruxas do Destino, de mãos dadas, viajando a uma enorme velocidade por terras e mares, andam assim, rodeando e rodeando, volteando e volteando [...]" - que andam por aí em alta velocidade distribuindo informações.

"Macbeth" foi escrita entre 1605 e 1606 e impressa no in-folio em 1623 (há exatos 390 anos) com muitas alterações. O uso do papel e suas metamorfoses ao longo de "Paper Macbeth" talvez prestem tributo a esse primeiro "Macbeth" impresso.

Na opinião do escritor inglês Gilbert Keith Chesterton, a grande lição de "Macbeth" é a seguinte: "desconfia daqueles espíritos malignos que lhe falam com tanta docilidade. Eles não são espíritos benevolentes; se fossem, provavelmente estariam mais aptos a lhe indicar um rumo". Para Macbeth, um covarde febril e egoísta e um alucinado, cuja capacidade de fantasiar é espantosa, as bruxas invocam um esquema coerente e compreensível. O esquema de fala das bruxas, se assemelha à da fofoca, que, como afirma Roland Barthes, "resume e anuncia a história futura. A fofoca é a voz da verdade [...], e essa voz é mágica: a amiga é uma fada má, que aparentando desviar, prediz e incita". Na tragédia Shakespereana, as fadas más enlouquecem Macbeth.

"Paper Macbeth" é um espetáculo que capta com sutileza, inteligência e um olhar contemporâneo o gênio do dramaturgo inglês. Vale a pena se programar!

(Crítica da Prof.ª Dirce Waltrick do Amarante, do Curso de Artes Cênicas (UFSC), no Caderno Plural do Jornal Notícias do Dia - 12/03/2013)


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estreia do blog


Este é o blog do espetáculo Paper Macbeth, da Fazendo Fita Cia. Artística, que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. Aqui você vai poder acompanhar o andamento das atividades, tendo acesso aos materiais (vídeos e fotografias) resultantes do processo.

O projeto consiste na circulação do espetáculo por oito cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina. Fazem parte de nosso cronograma as cidades de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa e União da Vitória, no Paraná; e Criciúma, Itajaí, Joinville e Tijucas, em Santa Catarina. Cada cidade receberá ainda uma oficina, ministrada pelos integrantes do grupo e aberta à comunidade, com tema relacionado à linguagem do espetáculo.

Foto de Larissa Nowak durante apresentação
na 3º Maratona Cultural de Florianópolis

Com direção de Sassá Moretti, Paper Macbeth reconta através do teatro de animação a história deste personagem de Shakespeare que, mesmo depois de 400 anos, ainda desperta a curiosidade de muitos. A montagem de nosso espetáculo aliou esta clássica dramaturgia à técnica de manipulação direta e objetos e a inserção de novas mídias e tecnologias, sem perder o lúdico existente na fábula. Além disso, mostra uma nova proposta cênica onde o material utilizado para a confecção dos bonecos, o papel mesmo sendo frágil, pode fazer parte de uma temática que suporta grandes emoções.

Após sua estreia em 2010, na cidade de São Paulo, durante o XIV Cultura Inglesa Festival, o espetáculo participou da mostra de 30 anos do Departamento Artístico Cultural da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), 3º Semana Ousada de Artes (UFSC/UDESC) e 3º Maratona Cultural de Florianópolis. A partir de 27 de abril de 201, daremos início à primeira etapa de nossa circulação, que compreende as cidades de Criciúma, Itajaí e Joinville.